segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Os Prejuízos da Auto Imagem Negativa


INTRODUÇÃO
Se você pensa em ser diferente do que é, ou mesmo ser alguma outra pessoa, possivelmente tem algum problema relativo à sua própria auto-imagem. Você se sente feliz e realizado em ser o que é? A resposta a esta indagação pode ser a chave para determinar como você vive e a maneira como você se relaciona com Deus e com o próximo. A sua vida será determinada por aquilo que você pensa ser.

Auto-imagem, auto-conceito, auto-valorização, auto-estima são freqüentemente usadas com o mesmo sentido. Através delas estamos nos referindo à avaliação que o indivíduo faz, e costumeiramente mantém acerca de si mesmo. Portanto, a auto-estima de alguém pode ser tanto alta como baixa, positiva ou negativa. Normalmente, o senso de valorização influenciará no tipo de vida que a pessoa vai levar. No contexto racista americano, uma criança negra pendurou um cartaz no seu quarto que dizia: "Eu sou eu e sou bom, porque Deus não faz porcaria."

1. O conceito bíblico de auto-imagemSerá que podemos encontrar o conceito de auto-imagem na Bíblia? Claro que sim. Auto-imagem é um conceito da psicologia para um antigo conceito bíblico. Se entendemos a auto-imagem como a idéia que fazemos de nós mesmos, encontraremos várias ilustrações bíblicas.

Porque, como imagina seu coração, assim ele é (Pv 23.7). Há muito tempo Salomão observou a relação existente entre o que o homem pensa e o modo como age.

Também vimos ali gigantes, e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos " (Nm 13.33). O texto mostra que a impressão que os espias tinham de si mesmos afetou até o modo pelo qual os inimigos os viam foram considerados apenas como um punhado de gafanhotos. A idéia que os espias fizeram de si mesmos influenciou em sua própria ação.

Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um " (Rm 12.3). O ponto importante para Paulo é que cada crente deve formar um auto-conceito em resultado de uma avaliação realista de si mesmo.

Encontramos em outros personagens bíblicos descrições objetivas de auto-conceito: Caim (Gn 4.5-7), Davi, (2 Sm 12 e SI.51), Pedro (Lc 22.33-34, 54.62) e Paulo (1 Co 4.16, 11.1 e 15.9-10; 1 Tm 1.15).

Para uma definição verdadeiramente bíblica citamos Josh McDowell: "Uma auto-imagem saudável é ver a si mesmo como Deus o vê, nem mais nem menos. Em outras palavras, uma auto-imagem saudável significa uma visão realista de nós mesmos dentro da perspectiva de Deus, como somos retratados em sua Palavra ".


2. A necessidade de auto-imagemÉ indescritível a necessidade que as pessoas têm, hoje em dia, de se sentirem amadas e valorizadas. Infelizmente, a sociedade em que vivemos nos transmite uma mensagem de desvalorização e de degradação do indivíduo, como pessoa humana. Assim, em vez de se sentirem amadas e valorizadas, as pessoas são levadas a se sentirem isoladas, emocionalmente rejeitadas pelos demais ou por eles usadas, sendo, cada uma, apenas mais um dente em uma grande engrenagem.

A auto-imagem é necessária, pois, ela se tornará a chave para o sucesso e a felicidade em sua vida. "A sua visão, acerca de você mesmo, é muito mais importante do que tudo o que a maioria das pessoas possa pensar a seu respeito " (John Devines). Quem se considera inferior aos outros produzirá trabalho de qualidade inferior, enquanto quem se considera mais capaz produzirá melhor.


3. O caminho para uma auto-imagem positivaAlgumas pessoas têm uma visão vaidosa de si mesmas (orgulho), enquanto outras se auto-despreciam (falsa humildade). Precisamos de uma visão equilibrada e realista, conforme a Bíblia. Vejamos alguns passos que precisamos dar na caminhada para uma auto-imagem positiva.


3.1. A Auto-Estima é uma Experiência NaturalA expressão "amar o próximo como a si mesmo " é encontrada cinco vezes na Bíblia (Lv 19.18; Mt 19.19; Mc 12.31; Lc 10.27; Rm 13.9). De acordo com Jesus, é o segundo grande mandamento. Devemos notar, entretanto, que amar a si mesmo não constitui um mandamento, pois, a auto-estima é subentendida como uma experiência normal.


3.2. Uma Auto-imagem Positiva é Ver a si mesmo como Deus o Vê, nem mais nem menosPrecisamos ter uma visão realista do que somos. A Bíblia mostra, de várias maneiras, que os seres humanos são especiais para Deus. São o ápice da criação de Deus (Gn 1), criados à imagem de Deus (Gn 1.26-27), com a possibilidade de virem a ser filhos de Deus (Jo 1.12-13). Você pode dizer, como Francis Schaeffer "O homem é pecador e maravilhoso." No Velho Testamento o salmista se maravilhava de que tivéssemos sido criados "um pouco só menor que os anjos" e com um propósito específico (Gn 1.28). Os escritores do Novo Testamento também reconheciam os seres humanos como uma criação especial de Deus. Somos o objeto do propósito redentor de Deus neste mundo (Jo 3.16).


4. Sugestões para uma auto-imagem melhor:1. Não se rotule de forma negativa (Sou desajeitado, e assim por diante). A tendência é conformarmo-nos com rótulo que nos damos.

2. Comporte-se de maneira firme (mas não agressiva) mesmo em situações ameaçadoras, especialmente quando não se sinta tão firme.

3. Quando falhar, admita ou confesse a Deus, seu Pai, e então se recuse a auto-condenar-se. "Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" (Rm 8.1). Lembre-se de que você está no processo de se tornar como Cristo. Crescer leva tempo. Seja bondoso consigo mesmo da mesma forma que seria, ou esperaria ser, para uma outra pessoa qualquer.

4. Não se compare aos outros. Você é uma pessoa singular. Deus aprecia sua singularidade, tenha uma atitude semelhante em relação a si mesmo.

5. Concentre-se e medite na graça, no amor e na aceitação de Deus – não nas críticas dos outros.

6. Relacione-se com amigos confiantes, que gostem de você e que apreciem a vida.

7. Comece a ajudar os outros a verem-se, a si mesmos, como Deus os vê, aceitando-os, amando-os e encorajando-os. Dê-lhes a dignidade que merecem como seres ímpares diante de Deus.

8. Aprenda a rir; atente para o lado humorístico da vida e prove-o.

9. Tenha expectativas realistas em relação aos outros, levando em conta os talentos, dons, capacidade e potencial específicos de cada pessoa.

10. Tenha calma e vá devagar. Se Jesus, que não tinha pecados, esperou por trinta e três anos em preparativos para um ministério de três anos, talvez Deus não tenha tanta pressa a seu respeito quanto você supõe.

Autor: Pr Josias Moura
Por: Wilmar Antunes

Nenhum comentário: