sexta-feira, 6 de abril de 2012

VERDADES E MITOS SOBRE A PÁSCOA Por Augustus Nicodemos Lopes

VERDADES E MITOS SOBRE A PÁSCOA Por Augustus Nicodemos Lopes:
Nesta época do anocelebra-se a Páscoa em toda a cristandade, ocasião que só perde em popularidadepara o Natal. Apesar disto, há muitas concepções errôneas e equivocadas sobre adata.
A Páscoa é uma festajudaica. Seu nome, “páscoa”, vem da palavra hebraica pessach que significa“passar por cima”, uma referência ao episódio da Décima Praga narrado no AntigoTestamento quando o anjo da morte “passou por cima” das casas dos judeus noEgito e não entrou em nenhuma delas para matar os primogênitos. A razão foi queos israelitas haviam sacrificado um cordeiro, por ordem de Moisés, e espargidoo sangue dele nos umbrais e soleiras das portas. Ao ver o sangue, o anjo damorte “passou” aquela casa. Naquela mesma noite os judeus saíram livres doEgito, após mais de 400 anos de escravidão. Moisés então instituiu a festa da“páscoa” como memorial do evento. Nesta festa, que tornou-se a mais importantefesta anual dos judeus, sacrificava-se um cordeiro que era comido com ervasamargas e pães sem fermento.
Jesus Cristo foitraído, preso e morto durante a celebração de uma delas em Jerusalém. Suaressurreição ocorreu no domingo de manhã cedo, após o sábado pascoal. Como suamorte quase que certamente aconteceu na sexta-feira (há quem defenda aquarta-feira), a “sexta da paixão” entrou no calendário litúrgico cristãodurante a idade média como dia santo.
Na quinta-feira ànoite, antes de ser traído, enquanto Jesus, como todos os demais judeus, comiao cordeiro pascoal com seus discípulos em Jerusalém, determinou que osdiscípulos passassem a comer, não mais a páscoa, mas a comer pão e tomar vinhoem memória dele. Estes elementos simbolizavam seu corpo e seu sangue que seriamdados pelos pecados de muitos – uma referência antecipada à sua morte na cruz.
Portanto, cristãosnão celebram a páscoa, que é uma festa judaica. Para nós, era simbólica dosacrifício de Jesus, o cordeiro de Deus, cujo sangue impede que o anjo da mortenos destrua eternamente. Os cristãos comem pão e bebem vinho em memória deCristo, e isto não somente nesta época do ano, mas durante o ano todo.
A Páscoa, também, nãoé dia santo para nós. Para os cristãos há apenas um dia que poderia ser chamadode santo – o domingo, pois foi num domingo que Jesus ressuscitou de entre osmortos. O foco dos eventos acontecidos com Jesus durante a semana da Páscoa emJerusalém é sua ressurreição no domingo de manhã. Se ele não tivesseressuscitado sua morte teria sido em vão. Seu resgate de entre os mortoscomprova que Ele era o Filho de Deus e que sua morte tem poder para perdoar ospecados dos que nele crêem.
Por fim, coelhos,ovos e outros apetrechos populares foram acrescentados ao evento da Páscoa pelacrendice e superstição populares. Nada têm a ver com o significado da Páscoajudaica e nem da ceia do Senhor celebrada pelos cristãos.
Em termos práticos,os cristãos podem tomar as seguintes atitudes para com as celebrações da Páscoatão populares em nosso país: (1) rejeitá-las completamente, por causa doserros, equívocos, superstições e mercantilismo que contaminaram a ocasião; (2)aceitá-las normalmente como parte da cultura brasileira; (3) usar a ocasiãopara redimir o verdadeiro sentido da Páscoa. 
Eu opto por estaúltima.
FONTE: TEMPORAS MORES

Nenhum comentário: