sábado, 7 de abril de 2012

O pastor Renato Vargens, inspirado no livro “Cartas do Inferno”, do famoso teólogo C. S. Lewis, escreveu um artigo sobre a teologia da prosperidade.


O pastor Renato Vargens, inspirado no livro “Cartas do Inferno”, do famoso teólogo C. S. Lewis, escreveu um artigo sobre a teologia da prosperidade.
Na década de 1940, C.S. Lewis escreveu uma série que foi publicada no jornal inglês The Guardian, contando a história de um demônio que enviava instruções a um subordinado através de cartas, com o propósito de destruir a fé de um cristão recém-convertido.
Renato Vargens, que é pastor da Igreja Cristã Aliança, em Niterói, reproduziu a ideia, contando através de uma carta fictícia, as instruções que um demônio recebe de seus superiores para induzir os pastores evangélicos a pregarem sobre a teologia da prosperidade.
Em um trecho do artigo, Vargens descreve a ênfase que o demônio superior dá à necessidade de que as orientações sejam seguidas à risca, para conseguir colocar em prática o plano: “Conduza a liturgia dos cultos sugerindo aos pastores que aqueles que depositam sua esperança no adversário precisam ser prósperos e endinheirados”.
Confira abaixo a íntegra do artigo “Carta de um diabão sobre a teologia da prosperidade”:
Odiado Cramulhão Encardido Junior,
Espero que esteja comendo o pão que o nosso maldoso pai amassou. Escrevo-lhe esta missiva com vistas a lhe orientar quanto a melhor forma de complicar a vida dos pastores.
Primeiramente procure incutir na cabeça do pastor que ele precisa pregar sobre dinheiro. Incentive-o a falar sobre riquezas durante todo o culto.
Horroroso sobrinho, conduza a liturgia dos cultos sugerindo aos pastores que aqueles que depositam sua esperança no adversário precisam ser prósperos e endinheirados.
Maldito capeta, para tanto gostaria lhe ordenar algumas idéias mirabolantes:
1- Institucionalize os jargões no culto. Faça-os repetir versos soltos daquele horroroso livro. Use expressões como você é cabeça e não calda; tudo posso naquele que me fortalece, tá amarrado, rajada de glória e outras mais.
2- Leve-os adorar o nosso primo Mamom. Nosso primo precisa ser adorado. Tire o foco do nosso adversário e leve-os a cultuar nosso maléfico companheiro.
3- Instigue-os ao consumo. Faça-os consumir cada vez mais, endivide-os até a alma.
4- Incentive-os a criar novas doutrinas relacionadas ao dinheiro. Faça-os a acreditarem na doutrina das primícias e que precisam honrar seus líderes com suas riquezas.
Maldito Cramulhão, para ser bem sucedido nessa maféfica missão é fundamental que você incuta na mente deles valores diferentes daquele livro cujo nome não gosto nem de mencionar. (Só de pensar na Bíblia, meu ser estremece!)
Infeliz sobrinho, escravize-os ao dinheiro fazendo-os amar as riquezas desse mundo!
Espero que cumpra com esmero minhas recomendações.
Termino esta carta, desejando todo tipo de maldade,
Com ódio,
Seu tio diabão
Fonte: Gospel+

Nenhum comentário: