domingo, 15 de abril de 2012

Eu quero um jardim onde a Fé prevaleça e me faça colher grandes milagres


Por Joseilton Gomes (Ikeda)
Certo dia eu estava caminhando no parque, vendo a exuberância do Castelo que estava construindo, olhando as flores que plantei e observando as lindas borboletas que transportavam o pólen, de flor em flor, com o intuito de deixar o local ainda mais colorido. O vento calmo e sereno soprava e as aves do céu cantavam alegremente, como se estivessem celebrando a liberdade. (Mateus 13: 1 - 9, para reflexão) 

Eu recordo que, para muitos, aquele tipo de semente que plantei ao longo do caminho, no jardim, não tinha valor algum, pois além de muito pequena e frágil, também era considerada espécie insignificante. Mesmo assim, insisti em semear e esperar para ver o resultado – eu fiz a minha parte, plantando, na certeza de que só Deus pode fazer a semente germinar, crescer e frutificar, ilustrando a paisagem e proporcionando uma colheita abundante. (I Coríntios 3: 6 – 8, para reflexão) 

Após aguardar a devida estação, ouvi uma linda música tocando – era a Natureza. Senti um ar puro no ambiente, vi o verde da esperança tomando conta do lugar e a variedade das flores colorindo a paisagem e atraindo inúmeras borboletas, inclusive as da espécie que só vive 24 horas. (Deuteronômio 30: 9 e 10; 2 Coríntios 9: 8, para reflexão) 

E foi assim que, aos poucos, aprendi a considerar as coisas simples da vida, cultivando amizades como se fossem flores únicas e insubstituíveis, valorizando as pequenas atitudes e semeando o amor, pela Fé, na certeza de que Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que aquilo que pedimos ou pensamos, segundo sua vontade e misericórdia, em todas as áreas da nossa vida. (Efésios 3: 20 e 21, para reflexão) 

Com o tempo, me tornei insensível a ponto de me achar forte demais para aceitar desafios, como o de substituir as sementes de Fé, pelas sementes da razão humana. Foi trágico. Em fração de segundos eu perdi tudo o que havia conquistado e construído ao logo dos anos, com muito esforço e dedicação, por escrever a minha própria história sem atentar para o que já estava escrito e determinado por Deus para a minha vida. (Salmos 139, para reflexão) 

A música parou de tocar, a poesia me feriu. O meu jardim se tornou um deserto e o Castelo que eu estava construindo com sonhos, veio a baixo. A ausência de vida e o silêncio prevaleciam, me mostrando o quanto sou vulnerável e que, jamais, devo seguir o pensamento da maioria. (Salmos 51; Tiago 1: 11, para reflexão) 

Ao caminhar pelo que outrora era um belo jardim, percebi que em meio à morte e a escuridão da noite sem estrelas havia uma planta que resistia ao fogo e a inconstância do tempo – era a Fé, que prevalecia imutável, como se nada tivesse acontecido. (Hebreus 11, para reflexão) 

Já faz tanto tempo e ainda hoje a Fé resiste, me surpreendendo por não ter sido destruída por minhas escolhas e sentimentos, como aconteceu com as outras plantinhas enraizadas no mesmo canteiro. O que mais me deixa feliz é saber que, apesar de tudo, as raízes da Fé permanecem no mesmo lugar onde plantei, dentro de mim. (Tiago 4: 1 – 10, para reflexão) 

É pela Fé que, diariamente, estou buscando recuperar um exemplar de cada plantinha para recompor um espaço coletivo, que, ao mesmo tempo, era só meu – espaço que reservava para adoração, louvor, reflexão e, acima de tudo, para compartilhar felicidade e satisfação pessoal. (Habacuque 2: 4b; Hebreus 10: 38ª, para reflexão) 

Ainda não disponho de todas as flores que compunham o meu passado, mas enquanto Deus me der de presente um novo dia, uma nova oportunidade, vou procurar recuperar o tempo perdido. Não tem sido fácil. Arrependido e ciente de que sou indigno do amor de Deus, eu continuo a minha caminhada, pela graça, orando e louvando - aprendendo as lições que não tive quando ainda era criança e procurando os frutos das sementes que espalhei pelo caminho -, ansioso por um novo jardim, onde a Fé prevaleça e me faça colher grande milagres, sempre. (Apocalipse 21: 5; Tiago 4: 7 – 10, para reflexão) 

"O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você.” (Mario Quintana)

“Orar é um dever. Nunca esmorecer é um desafio necessário” (Joseilton Gomes, baseado em Lucas 18: 1) 


Deus abençoe sua vida.
***
Uma bela reflexão do meu amigo e irmão Joseilton Gomes, direto do Caderno de Matérias.


Nenhum comentário: