domingo, 15 de abril de 2012

ESQUANDRINHE A BÍBLIA com ORAÇÃO - John Piper


A fim de entendermos a Palavra de Deus, nos deleitarmos nela e sermosmudados do íntimo para o exterior, temos de orar: “Desvenda os meus olhos, paraque eu contemple as maravilhas da tua lei” (Salmos 119.18). Mas, quando oramospara que os olhos vejam, nossa mente não deve permanecer neutra. Não suponhaque a indispensabilidade da oração implica a dispensabilidade de pensamentosfocalizados na Palavra de Deus. Quando você ora para que veja a glória deCristo, não permita que sua mente vagueie e flutue. Esse é um grande erroproveniente da espiritualidade oriental, e não das Escrituras.
Então,o que você deve fazer?

1. Ore e leia

Leia a Palavra! Que privilégio! E que obrigação! E que potencial paraver a glória de Deus! Considere Efésios 3.3-4: “Segundo uma revelação, me foidado conhecer o mistério, conforme escrevi há pouco, resumidamente; pelo que, quando ledes, podeis compreender o meu discernimento do mistério de Cristo”. Quando ledes! Deus quis que os maiores mistérios da vida sejam revelados por meio daleitura.
Sim,Efésios 1.16-18 mostra a importância da oração (“não cesso de dar graças porvós, fazendo menção de vós nas minhas orações, para que… iluminados os olhos dovosso coração”). Mas a oração não pode substituir a leitura. A oração podetransformar a leitura em percepção. No entanto, se não lermos, não teremospercepções. O Espírito Santo foi enviado para glorificar a Jesus. E a glória deJesus é revelada na Palavra. Portanto, leia.

2. Ore e estude

2 Timóteo 2.15: “Procura (ou estuda para) apresentar-te a Deusaprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem apalavra da verdade”. Deus nos deu um livro a respeito dEle mesmo, não para queo leiamos de qualquer maneira negligente que desejarmos. Paul diz: “Procura[estuda para]…” manejar “bem a palavra da verdade”. Isso significa trabalhe naPalavra, se você deseja obter o máximo dela.
Opêndulo balança para lá e para cá. Alguns dizem: “Ore e não dependa de obras de estudo humanas e naturais”. Outros dizem: “Estude porque Deus não lhe revelará o significado de um texto por meio daoração”. Mas não achamos esta dicotomia na Bíblia. Temos de estudar e manejarcorretamente a Palavra de Deus; e temos de orar, pois, do contrário, nãoveremos na Palavra aquilo que é essencial, a glória de Deus na face de Cristo(2 Coríntios 4.4, 6).
Benjamin Warfield, um grande estudioso da Bíblia, escreveu em 1911: “Àsvezes, ouvimos alguém dizer que dez minutos de joelhos lhe darão umdiscernimento mais profundo, mais verdadeiro e mais produtivo a respeito deDeus do que dez horas de estudo em seus livros. ‘O quê?’ — essa é a açãoapropriada — ‘dez minutos de joelhos, mais do que dez horas de estudo?’” (“The ReligiousLife of Theological Students”, em The Princeton Theology, editado por MarkNoll, Grand Rapids: Baker Book House, 1983, p. 263).

3. Ore e esquadrinhe

Ao aproximar-nos da Bíblia, devemos fazê-lo como um avarento que está àprocura de ouro ou como uma noiva que perdeu seu anel de compromisso em algumlugar de sua casa. Ela esquadrinha a casa. Essa é a maneira como buscamos aDeus na Bíblia.
Se clamares por inteligência,
e por entendimento alçares a voz,
se buscares a sabedoria como a prata
e como a tesouros escondidos a procurares,
então, entenderás o temor do SENHOR
e acharás o conhecimento de Deus.
Provérbios 2.3-5
Busquecomo se buscasse a prata; procure como a tesouros escondidos. Isto éesquadrinhar a Bíblia para achar tudo o que é valioso. Se há tesourosescondidos, procure-os. Deus determinou que os dará a todos os que buscarem detodo o coração (Jeremias 29.13).

4. Ore e medite

Em 2 Timóteo 2.7, Paulo mostrou a Timóteo como este deveria ler suacarta: “Ponderao que acabo de dizer, porque o Senhor tedará compreensão em todas as coisas”. Sim, o Senhor dá compreensão, mas não semreflexão. Não substitua o meditar pelo orar. Medite ore. Leia, estude, esquadrinhe e pense. Mas tudo isso será inútil semoração.
Portanto,vimos novamente: a oração é indispensável, se queremos ver a glória de Deus naPalavra de Deus. Mas vimos, igualmente, que ler, estudar, esquadrinhar e meditar a Palavra também é necessário. Deus ordenou que a obra de abrir os nossosolhos, realizada pelo Espírito Santo,sempreseja combinada com aobra de informar a mente, realizada pela sua Palavra. O alvo de Deus é que vejamos e reflitamos a sua glória. Por isso, Eleabre nossos olhos, quando contemplamos a glória dEle em sua Palavra.
Então…leia, estude, esquadrinhe, medite — e ore! “Desvenda os meus olhos, para que eucontemple as maravilhas da tua lei” (Salmos 119.18).
Devocional extraído do livro Provai e Vede, de John Piper.
Copyright: © Editora FIEL
Permissões: a postagem de trechos deste livro foi realizada com permissão da Editora Fiel. Se você deseja mais informações sobre permissões contate-os.


Nenhum comentário: