quarta-feira, 4 de abril de 2012

Carta a uma solteira (frustrada)

Carta a uma solteira (frustrada):
Por John Starke
John Starke é um editor para The Coalition Evangelho e editor-gerente da resenhas de livros. 
Você pode segui-lo no Twitter: @ john_starke.


Cara jovem moça solteira e frustrada,

Talvez você tenha lido a carta de Owen Strachan de jovens homens solteiros frustrados e se perguntado como responder a sua solteirice e também aos homens que têm sido muito tímidos ou apáticos em preparar-se para a responsabilidade do casamento, para não falar do namoro. Sem dúvida, há várias vítimas na prolongada adolescência masculina, não apenas os pais que sustentam os seus filhos de 20 e 30 e poucos anos de idade, mas também as mulheres que desejam ardentemente (e com razão) se tornarem esposas e mães.

Um domingo, depois de ouvir o nosso pastor dizer que as mulheres solteiras devem estimular e acompanhar iniciativas adequadas e liderança de homens solteiros, um casal de mulheres solteiras, que desejam se casar, me perguntaram: Como é que vamos incentivá-los? Foi uma boa pergunta. Minha resposta, sem qualquer reflexão, não foi muito satisfatória. Basicamente, eu disse: Espere até que a liderança venha e então responda.

Talvez você tenha perguntas semelhantes. Desde esse encontro, eu tenho refletido mais profundamente sobre como você poderia pensar em seus irmãos em Cristo e responder a eles. Além disso, vou sugerir como você pode pensar sobre a sua solteirice em relação a Deus.

Ore [...] e se proteja contra a amargura

A sociedade dificilmente encoraja os homens a tomarem a iniciativa. Ao contrário, eles são instruídos a fugir da responsabilidade. Pais das séries de tv agem como se fosse crianças e suas esposas os tratam como tais. Nenhum homem quer esse tipo de família, por isso muitos não conseguem ver o benefício do casamento. O mundo de hoje trabalha contra os cristãos que querem agir biblicamente.

Como suas irmãs em Cristo, proteja-se contra o ressentimento e a amargura, ore por esses homens, ore por líderes fortes para incentivá-los em direção a santidade. Eles precisam ser inspirados a pensar além de si mesmos, e provocados a cuidar e liderar outros. Eles precisam de coragem. Ore para que o Senhor lhe dê sabedoria para mostrar o amor apropriado em relação a eles e que de alguma forma isto os incentive a essa liderança que muitos necessitam exercitar.
Ore, ore, ore.

Lembre-se da providência de Deus.

Pode parecer normal para mim, dizer-lhe para orar e confiar no Senhor. Mas não há como escapar a realidade: é aqui que nossa teologia é colocada para trabalhar, quando vemos se ela é feita do material correto. Vamos ser gratos que a última palavra sobre a sua solteirice não é deixada na mão de homens de pouca coragem, mas nas mãos do Deus do universo, que tem planejado o seu início até seu fim. Sua solteirice não surpreende a Deus. Não é um dilema que Ele precisa contornar. É o próprio meio da sua santidade. Se solteiro, namorando ou casado, ore para que seu coração esteja empenhado em complementar os meios de Deus para a sua santidade e não lutar contra eles. Nada melhor preparará você para confiar e se submeter à liderança de seu futuro marido do que confiar no Senhor enquanto você está solteira.

Como a carta de Owen mencionou, existem homens de Deus que procuram mulheres piedosas. Poucas coisas são mais poderosas do que uma mulher que mostra a confiança evidente no Senhor. Eu não vou tentar dar conselhos sobre como atrair a atenção. Mas, o fruto de confiar no Senhor, é um espírito calmo e uma alegre submissão à vontade de Deus, isso agrada a homens piedosos. Confiando que o Criador do universo é sábio e bom para você e produz paz, e não um espírito murmurador, mas um espírito tranqüilo. Acreditem em mim, essas qualidades não estão perdidas em homens piedosos.

Cuidado com o que você lê e assiste

Muitos livros e filmes comercializados para mulheres solteiras provocam o egoísmo, a autopiedade e a indulgência emocional. Guarde o teu coração para não ser inundado por emoções sem base bíblica. Leia livros que promovam uma grande visão de Deus e do evangelho. Leia livros que preparem você para servir. Incentive outras mulheres solteiras a fazerem isso.

Acima de tudo, rogai por um coração agradecido, porque, tanto quanto o leste é distante do oeste, assim ele afastou você de seus pecados. Com o coração agradecido pela boa notícia do evangelho, você vai ser lenta em pensar mal dos tímidos, homens solteiros e irá confiar nas boas intenções de Deus para sua vida. Como o Senhor tem sido misericordioso e paciente com o seu pecado, seja paciente e bondosa para homens solteiros, que estão lutando contra tentações do mundo, a fim de ser piedosos e corajosos.

Seu irmão em Cristo,
John.

Hermeneutica Particular – http://www.hermeneuticaparticular.com


Com adaptações minhas.
Alinee Santos.

Nenhum comentário: