domingo, 22 de abril de 2012

Aula 05 - PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO


Texto Básico: Apocalipse 2:12-17

“Não ameis o mundo, nem oque no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porquetudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos ea soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo”(1João 2:15,16)

INTRODUÇÃO

Nesta aula estudaremos a respeito da carta de Jesus enviadaao pastor da igreja em Pérgamo. Havia um perigo que estava assaltando a essaigreja: a linha divisória entre a verdade e a heresia. Manter-se fiel ao Senhorem meio à sociedade idólatra de Pérgamo não era nada fácil. Porém, mesmopassando por muitas perseguições, os crentes de Pérgamo eram fiéis e nãonegaram a fé em Jesus. A despeito de sua fé inabalável, faltava-lhes um domindispensável na igreja: o dom do discernimento bíblico e espiritual paracombater os falsos ensinos. Alguns membros da igreja toleravam os pseudomestrese práticas contrárias à Palavra de Deus. Sustentavam a “doutrina de Balaão” edefendiam a “doutrina dos nicolaítas” (Ap 2:14-15). A palavra para a igreja emPérgamo é dura. Aqueles que seguirem as falsas doutrinas e, consequentemente,incorrerem em frouxidão cultual e moral, enfrentarão a espada da boca de Cristo(Ap 2:16). Essa espada está ligada ao derramamento do furor da ira de Deussobre os ímpios, os não salvos.
A carta do Senhor Jesus endereçada à igreja em Pérgamo,também, é um alerta à igreja contemporânea sobre o perigo que ela corre caso semisture com o engano doutrinário e com a imoralidade do mundo, e esqueça-se desua missão como agência do Reino de Deus. Essa carta é endereça a você, a mim,a nós. Não é uma mensagem diante de nós, mas a nós.
Como a igreja contemporânea pode permanecer na verdade semse misturar com as heresias e com o mundanismo? Como uma igreja que é capaz deenfrentar o martírio pode permanecer fiel diante da tática da sedução?Manejando bem a Espada do Espírito – a Palavra de Deus – subjugaremos os ardisde Satanás.
I. PÉRGAMO, O TRONO DE SATANÁS.
Satanás não apenas habitava nacidade de Pérgamo, mas lá estava seu trono. O trono de Satanás é marcado pelapressão e pela sedução. Onde Satanás reina predomina a cegueira espiritual;floresce o misticismo; propaga-se o paganismo, a mentira religiosa, bem como a perseguiçãoe a sedução ao povo de Deus. Em Pérgamo estava um panteão, onde vários deuseseram adorados; isso atentava contra o Deus criador. Em Pérgamo as pessoasbuscavam a cura através do “poder” da serpente; isso atentava contra o EspíritoSanto, de onde emana todo o poder. Em Pérgamo estava o culto ao imperador, ondeas pessoas queimavam incenso e o adoravam como Senhor; e isso conspirava contrao Senhor Jesus, o Rei dos reis e Senhor dos senhores.
1.Pérgamo, a cidade dos livros e da ignorância espiritual. O únicolivro do Novo Testamento que cita a cidade ou a igreja em Pérgamo é o Apocalipse.A cidade de Pérgamo foi construída sobre uma colina, cuja altura chegava a 300metros acida da região que a circundava, sendo, portanto, uma fortalezanatural. Com a ajuda dos romanos, Pérgamo ganhou independência dos selêucidasem 190 a.C., e passou a fazer parte do império romano a partir de 133 a.C.Durante mais de 200 anos, foi a capital da província romana da Ásia. Era umacidade sofisticada, centro da cultura e da educação grega, com uma bibliotecade aproximadamente 200 mil volumes (era a maior biblioteca fora de Alexandria,Egito). Foi o povo de Pérgamo que começou a usar peles de animais para fazerpergaminho, substituindo o papiro.
Apesar se ser considerada acidade dos livros era também o centro da ignorância espiritual. Nela existiamquatro seitas idólatras principais - a Zeus, Dionísio, Asclépio (figura de umaserpente) e Atenas. Por ser o centro dessas seitas malignas, Pérgamo tinha onome de cidade “onde está o trono de Satanás”(Ap 2:13). O principal deus dessacidade, Asclépio (o deus da cura e da medicina), tinha como símbolo umaserpente, que fora entronizada na cidade de Pérgamo por uma mulher chamadaNicágora, que era como uma espécie de bruxa, feiticeira. Como Asclépio (aserpente) era considerado o deus que curava as enfermidades, muitaspessoas, de todas as partes do mundo, iam procurar nele o alívio de seus males;então se adorava a serpente Asclépio; por isso o Senhor diz: “onde estáo trono de Satanás”.
Até hoje em dia, médicos efarmacêuticos têm um símbolo de uma serpente enrolada; umas são com duascabeças, outros com uma cabeça chegando a beber de uma taça; pode-se ver issono escudo desses profissionais.
Hoje em dia, a cidade de Pérgamojá não existe, foi totalmente varrida. Abaixo do lugar onde ficava Pérgamo queera um planalto, há um vilarejo que recorda o nome de Pérgamo e que se chamaBérgama.
2. Aigreja em Pérgamo. É provável que a igreja de Cristo em Pérgamo tenhasido implantada quando da estada de Paulo em Éfeso(At 20:31). Essa igreja encontrava-seinserida numa cidade marcada pela idolatria, onde o trono de Satanás estavaestabelecido (Ap 2:12). Embora cercada pela adoração a Satanás, e tendo oimperador romano como um deus, a igreja em Pérgamo recusava-se a renunciar àsua fé, mesmo quando os adoradores de Satanás martirizaram o fiel Antipas, umde seus membros (Ap 2:13).
Não erafácil ser cristão em Pérgamo; os crentes estavam sujeitos a sofrer uma grandepressão a fim de transigir e abandonar a fé de Cristo. Nunca é fácil noscolocarmos com firmeza contra as intensas pressões e tentações da sociedade,mas a alternativa é a morte (Ap 2:11). Procure cooperar tanto quanto possívelcom as pessoas, mas evite qualquer aliança, sociedade ou participação que possalevar as práticas idolátricas e imorais. Saiba que Jesus Cristo está de olho nocomportamento dos seus fiéis – “eu sei as tuas obras...”.
Pérgamosignifica casado, portanto a igreja precisa lembrar-se que está comprometida comCristo; é a noiva de Cristo e precisa se apresentar como uma esposa santa, purae incontaminada.

II.  A ESPADA DE DOIS GUMES

A igreja em Pérgamo conservava o nome de Cristo, pois nãohavia renegado a fé (2:13). No entanto, o Senhor dirige-se a ela em termos dejuízo fulminante. Ele é aquele que tem “a espada afiada de dois gumes” (2:12).Trata-se da Palavra de Deus(Hb 4:12), com a qual ele julgará os malfeitores nacongregação(cf Ap 2:16).
1. A espada afiada de doisgumes. A espada representa autoridade e o poder para julgar ecastigar. Cristo não apenas está no meio da igreja (Ap 1:13), mas ele estáandando, em ação investigatória, no meio dela (Ap 2:1). Assim como os romanosusavam a espada para impor sua autoridade e seus juízos, a espada de Jesus, comdois gumes afiados, representa a suprema autoridade e o supremo juízo de Deus.Ela também pode representar a futura separação entre os crentes e osincrédulos. Os incrédulos jamais poderão experimentar a eterna recompensa deviver no Reino de Deus.
Há muitos males que atacam a igreja: esfriamento,perseguição, heresia, imoralidade, presunção e apatia. Mas Cristo se apresentapara cada igreja como o remédio para seu mal. Para a igreja de Pérgamo queestava se misturando com o mundo, que estava em conflito entre a verdade e oengano (Ap 2:14), Jesus se apresenta como aquele que tem a espada afiada dedois gumes, que exerce juízo e separa a verdade do engano. A Palavra de Deus -que é a Espada do Espírito (Ef 6:17; Hb 4:12) -, é a única arma poderosa contraas heresias, modismos e apostasias.
2. Manejando bem a espadado Espírito. A “espada do Espírito” é a Palavra de Deus(Ef6:17). Ela é a arma ofensiva do crente, para uso na guerra contra o poder domal. Sem ela não há nenhuma possibilidade de vitória contra as mentiras, quechegam travestidas de verdades; as heresias, os misticismos e modismos queinsistem brotar em nossas igrejas locais. Não é à toa que Satanás tem feitotodos os esforços possíveis para subverter ou destruir a confiança do crente naPalavra. A recomendação do apóstolo Paulo a Timóteo foi que seus esforçosteriam de estar concentrados em se tornar um obreiro que não tem de que seenvergonhar, e fazer isso como alguém que “maneja bem a Palavra da verdade”(2Tm2:15). Isso significa ministrar as Escrituras corretamente, seguir à risca.
Hoje em dia, infelizmente, três quartos dotempo do culto são dedicados ao louvor, o que tem causado grande prejuízoespiritual ao povo de Deus. Vivemos o tempo do “louvorzão” e da “palavrinha”.Desta feita, a maioria dos que cristãos dizem ser está sem habilidade demanejar a Espada do Espírito, ou seja, está despreparado para a guerra.
Enquanto soldados de Cristo, militando o bom combate aquina terra, estamos sujeitos às tentações e males dentro e fora da igreja.Portanto, temos de andar de acordo com as leis do Espírito, lutando sempre comas armas espirituais disponíveis a nós, dentre elas, a Palavra de Deus - aespada do Espírito (ler Ef 6:11-18).
Esta é a única arma que Jesususará em sua segunda vinda. Com ela, ele matará o anticristo e também destruiráos rebeldes e apóstatas. A mensagem da verdade se tornará a mensagem dojulgamento. Deus nos fará responsáveis por nossa atitude em face da verdade queconhecemos. Jesus diz que sua própria palavra é que condenará o ímpio no dia dojuízo (João 12:47,48). A palavra salvadora tornar-se-á juiz; a espada benfazejatransformar-se-á em carrasco.
III. O DESTINATÁRIO
A carta foi destinada ao anjo daigreja - “E ao anjo da igreja que está em Pérgamo...”(Ap 2:12). Quem éesse anjo? Alguns intérpretes pensam que são seres celestiais enviados comomensageiros de Deus. Outros crêem que sejam anjos guardiões, um para cadacongregação. Entretanto, a interpretação mais consistente, bíblica ehistoricamente, é que "anjo" aqui deve ser entendido como o pastor daigreja. Isso mostra que o líder é o responsável perante o Senhor, queestabeleceu uma hierarquia ministerial para a sua Igreja (1Co 12:28; At15:6,22; Ne 8:5).
1. Umpastor numa cidade infernal. A igrejaem Pérgamo se encontrava numa situação difícil. Por todos os lados, os vizinhospraticavam idolatria e davam honra aos governantes romanos. Os cristãos nãoabandonaram a verdade do Senhor, o único verdadeiro Soberano. Mas, tantainfluência de falsas doutrinas teve um impacto negativo na igreja, poluindo acongregação com doutrinas falsas que incentivavam os irmãos a praticaramidolatria e imoralidade. Jesus chama a igreja ao arrependimento para evitar ocastigo divino – “Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contraeles batalharei com a espada da minha boca”(Ap 2:16).
Cristo não apenas conhece as obras da igreja e suastribulações, mas também conhece a tentação que assedia a igreja, conhece oambiente em que ela vive. Cristo sabe que a igreja está rodeada por umasociedade não cristã, com valores mundanos, com heresias bombardeando-a a todoinstante.
Apesar de Pérgamo ser uma cidade infernal, o Senhor queriaque o líder da igreja nessa cidade permanecesse ali e desse fiel testemunho deCristo, mesmo que isso resultasse na mais cruenta morte como foi a de Antipas.O autêntico cristão é cônscio de que a perseguição faz parte da caminhada, jáque Cristo nos advertiu nesse sentido (Mt 5:11,12; Lc 11:48,51; 21:12; Mc 4:17;João 15:20). Não devemos temê-la, cientes de que a venceremos pela fé em Cristo(1João 5:4). A Igreja sempre prevalecerá.
2. Otestemunho e a perseverança de um pastor – “... reténs o meunome e não negaste a minha fé...” (Ap 2:13). Jesus elogia a perseverança dopastor e dos cristãos de Pérgamo, que foram fiéis à fé de Jesus, mesmo sobperseguição intensa. Ser fiel a Deus no meio das bênçãos é muito fácil. Agora,Ele espera que sejamos fiéis também no momento da dificuldade. Nossa fidelidadedeve ser incondicional. Se Deus nos abençoar, seremos fiéis; se ele não nosabençoar em determinada situação, devemos continuar sendo fiéis.
Devemos imitar a perseverança dopastor e dos discípulos em Pérgamo, mantendo firme a nossa fé, mesmo seencararmos ameaças e perseguições. Servimos um Deus puro, e devemos manter edefender a doutrina pura que ele revelou. Qualquer doutrina que incentiva aidolatria ou a imoralidade vem do diabo, logo, deve ser evitada.
Paraaqueles que perseveram até o final receberão a recompensa. Na carta à igreja emPérgamo, a bênção para o vencedor é descrita em três partes. Jesus disse que osvencedores:
a)Comerão do Maná escondido (Ap 2:17). O maná escondido refere-se aobanquete permanente que teremos no Céu. Aqueles que rejeitam o luxo das comidasidólatras nesta vida terão o banquete com as iguarias de Deus no Céu. Nodeserto, Israel recebeu o maná - o pão de Jeová (Êx 16:15); era alimentocelestial (Sl 78:24). Jesus é o maná dado pelo Pai (veja João 6:31-58). Elesustenta os fiéis e lhes dá vida. No tribunal de Cristo, receberemos o manáescondido, e Jesus será para nós nosso alimento e deleite por toda aeternidade.
b)Receberão uma pedrinha branca (Ap 2:17). A pedrinha branca podeincluir vários significados, conforme os costumes da época. Pedras brancasforam usadas para indicar a inocência de pessoas acusadas de crimes; Jesusinocenta os seus seguidores fiéis. Pedras brancas foram dadas a escravoslibertados para mostrar sua cidadania; os fiéis não são mais escravos dopecado, pois se tornaram cidadãos da pátria celestial (Fp 3:20). Era usadatambém como bilhete de entrada em festivais públicos; a pedrinha branca ésímbolo de nossa admissão no céu, na festa das bodas do Cordeiro (ler Ap19:6-9). Também foram dadas aos vencedores de corridas e aos vitoriosos embatalha; os fiéis são vencedores que receberão o prêmio (2Tm 4:7-8).
c)Receberão um novo nome (Ap 2.17). Um nome novo,frequentemente, sugeria uma nova direção na vida, especialmente de uma pessoaabençoada por Deus (exemplos: A Abrão, foi dado um novo nome: Abraão; Sarai,foi alterado para Sara; A Jacó, foi dado o nome de Israel). Em Isaías 62:2-4, Desamparadae Assolada recebem nomes novos. “Desamparada” significa “meu prazerestá nela”, e “Assolada” significa “desposada”, indicando que Deus tinharenovado seu concerto com Jerusalém. Veja, também, Ap 3:12.
Portanto, receberemos um novo nome, pois pertencemos àfamília de Deus, seremos herdeiros de Deus e entraremos na cidade santa pelasportas!
3.Antipas, a fiel testemunha – “... Antipas, minha fieltestemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás abita”(Ap 2:13). Antipassignifica contra todos. Ele se levantou contra todos e contra todas asfalsas doutrinas que foram aparecendo. Acabou morrendo, assim como todos os queseguiram suas pisadas. Apesar de não termos informações adicionais sobreAntipas o mesmo é chamado de “minha testemunha”, sendo que a palavra grega é amesma de Apocalipse 1:5 (mártir). É possível que tal homem tenha comprovado suafidelidade ao colocar-se contrário à cultura pecaminosa de Pérgamo. SegundoTertuliano, “Antipas foi colocado dentro de um boi de bronze, e este foi levadoao fogo até ficar vermelho, morrendo o servo de Deus sufocado e queimado."Ele resistiu à apostasia até a morte. Agora, caberia o atual pastor da igrejaem Pérgamo dar continuidade a luta de Antipas. Sua missão era semelhantementeárdua, pois teria de confrontar os que detinham a doutrina de Balaão esustentavam o ensino dos nicolaitas.
IV. AS HERESIAS DE PÉRGAMO
Ao estudar a Igreja de Esmirna, vimos que Satanás usoude sua primeira estratégia para banir os cristãos da face da terra: aperseguição física. Porém, Satanás aprendeu que, quanto mais perseguia oscristãos, mais a Igreja prosperava e permanecia. Portanto, perseguir não foiuma estratégia bem sucedida por parte do inimigo. Agora Satanás muda aestratégia, não mais violenta e ostensiva, e dá um golpe muito forte, einfelizmente de muita inteligência: Satanás passa a contaminara Igreja para tentar extingui-la; sutilmente, provocava a união dopaganismo com o cristianismo. Na igreja em Pérgamo, havia crentes quepermaneciam fiéis, enquanto outros estavam se desviando da verdade.
Hoje, como aconteceu na igreja em Pérgamo, aperseguição é camuflada. Satanás, sutilmente, está usando pessoas de dentro daigreja (falsos mestres e falsos pastores) para persegui-la, com disseminação defalsas teologias, falsas doutrinas, falsos ensinos. Aproposta agora não é substituição, mas mistura; não é apostasia aberta, masecumenismo. Alguns membros da igreja começaram a abrir a guarda e a cederdiante da sedução do engano religioso. Em uma mesma igreja há gente fiel àsEscrituras, disposta a sofrer por Cristo e gente que transige com a sãdoutrina, que se entrega às novidades do mercado da fé e que se desvia daverdade. Peçamosa Deus o dom de discernimento, ele é indispensável nestes últimos dias daIgreja.
A seguir, as duas figuras mostradasna carta à igreja em Pérgamo que provam a entrada do paganismo na igreja (Ap2:14,15).
1.Doutrina de Balaão. Em Pérgamo, enquanto havia gente disposta a morrerpor Cristo, alguns crentes estavam seguindo a doutrina de Balaão (Ap 2:14,15). O grande problema era que, enquantouns sustentavam a doutrina de Balaão, os demais membros da igreja se calaram emum silêncio estranho. A infidelidade aninhou-se dentro da igreja com a adesãode uns, e o conformismo dos outros. A igreja tornou-se infiel.
A doutrina de Balaão sancionava oconsumo de coisas sacrificadas a ídolos e a prostituição. A descrição dadoutrina de Balaão refere-se à história do Velho Testamento (Nm 22-25; 31:16).No final dos 40 anos de peregrinação, os israelitas chegaram perto da terraprometida. Acamparam-se nas campinas de Moabe, e os moabitas e midianitasficaram amedrontados. Balaque, rei de Moabe, chamou Balaão para amaldiçoar opovo, mas Deus frustrou todas as suas tentativas de falar contra os israelitas.Balaão desistiu de suas maldições, mas procurou outra maneira de vencer o povode Israel. Deu o conselho de convidá-los a participarem de uma festa idólatra.Nesta festa, muitos israelitas se envolveram na idolatria e na imoralidade, eDeus mandou uma praga que matou 24.000 israelitas(Nm 25:9).
Balaão foi um falso profeta que prostituiu seus dons com oobjetivo de ganhar dinheiro. Ele era do tipo de pessoa que prega em trocade lucro financeiro. Odeus de Balaão era o dinheiro. Por ganância, aconselhou Balaque a enfrentarIsrael não com um grande exército, mas com pequenas donzelas sedutoras.Aconselhou a mistura, o incitamento ao pecado. Aconselhou a infiltração, umaarmadilha. Assim, os homens de Israel participariam de suas festas idólatras ese entregariam à prostituição. E o Deus santo se encheria de ira contra eles, eeles se tornariam fracos e vulneráveis. Assim está escrito: "Ora,Israel demorava-se em Sitim, e o povo começou a se prostituir com as filhas deMoabe, pois elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povocomeu e inclinou-se aos seus deuses. Porquanto Israel se juntou a Baal Peor, aira do Senhor se acendeu contra ele"(Nm25:1,3). Era o que acontecia emPérgamo.
Portanto,a “doutrina de Balaão” refere-se a mestres e pregadores corruptos que, emPérgamo, levavam suas congregações à transigência fatal com a imoralidade, aidolatria e o mundanismo; tudo por amor à promoção pessoal ou vantagemfinanceira. Segundo parece, a igreja em Pérgamo tinha mestres que ensinavam sera fé salvífica em Cristo compatível com a prática da imoralidade.
Opecado enfraquece a igreja. A igreja só é forte quando é santa. Sempre que aigreja se mistura com o mundo e adota seu estilo de vida, ela perde seu poder esua influência.
2. Adoutrina dos nicolaitas. É impossível dizer ao certo qualera a doutrina dos nicolaítas. De acordo com vários estudiosos da Bíblia, osnicolaítas eram libertinos e ensinavam que quem estava debaixo da graça podiapraticar a idolatria e cometer pecados sexuais. Os nicolaítas ensinavamque o crente não precisa ser diferente. Quanto mais ele pecar maior será agraça, diziam. Quanto mais ele se entregar aos apetites da carne, maior será aoportunidade do perdão. Eles faziam apologia ao pecado. Eles defendiam que oscrentes precisam ser iguais aos pagãos. Eles deviam se conformar com o mundo.Por essa razão, Jesus odiava as obras dos nicolaítas e elogia os efésiospor rejeitar esses ensinamentos (Ap 2:6). Infelizmente, a igreja em Pérgamotolerava esses falsos mestres.
Deus condena a tolerância de falsas doutrinas. Às vezes, oshomens valorizam tanto a unidade entre pessoas (dentro de uma congregação ouaté entre congregações diferentes) que desvalorizam a doutrina pura de Jesus.Toleram falsos ensinamentos e até práticas proibidas, como a imoralidade e aidolatria, mas insistem na importância de manter uma “igreja unida”. Sepersistir nesse erro, o próprio Jesus trará o castigo. A unidade entrediscípulos é importante, mas a pureza da palavra é mais importante do que a pazentre homens (Tiago 3:17). Uma igreja que serve a Jesus necessariamenterejeitará falsos mestres e suas doutrinas erradas.

CONCLUSÃO

Pérgamo é aqui! Muitas igrejasestão passando por uma grande crise doutrinária! Estão sofrendo forteinfluencias de modismos doutrinários, como, por exemplo, “a quebra de maldiçãohereditária”, a “teologia da prosperidade”, etc., sem falar dos modelos“mercadológicos” de algumas neoigrejas pentecostais. Na questão moral ébastante assustador o que está ocorrendo. Inúmeros divórcios, envolvendopastores, e pior ainda, estão ocorrendo com os motivos fúteis e escandalosos. Aconsequência disso é a banalização do divórcio entre os membros da igreja. Seos pastores podem, podemos também, afirmam alguns. Se eles não sãodisciplinados, não podem também nos disciplinar, declaram outros. Além daquestão do divórcio, há os escândalos sexuais, que envolvem do adultério àpedofilia. Portanto, Pérgamo é aqui no Brasil!
Diante destes fatos escabrosos, aúnica saída está no arrependimento e abandono de tais práticas: “Portanto,arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com aespada da minha boca” (Ap 2:16).
As Escrituras já previam que omundo invadiria a igreja nos últimos dias. Por isso, o maligno tem alcançadotantos resultados no meio do povo que se diz crente. Entretanto, a mesma Bíbliaque disse que isto aconteceria também afirmou que as portas do inferno nãoprevaleceriam contra a igreja. Temos pouca força, mas o Senhor prometeu queestaria conosco. Isto nos dá uma esperança, não nos permite que desanimemosdiante de tanto desvio espiritual, diante de tanta apostasia.
Jesus está voltando, e paraaqueles que conseguem ouvir e atender ao seu alerta, em vez de se irritaremdiante das verdades aqui expostas, fica a promessa: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor,dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobreessa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que orecebe” (Ap 2.17).
-----------
Elaboração: Luciano de Paula Lourenço – Prof. EBD –Assembléia de Deus – Ministério Bela Vista. Disponível no Blog: http://luloure.blogspot.com
Referências Bibliográficas:
William Macdonald – Comentário Bíblico popular(Antigo Testamento).
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Bíblia de estudo – Aplicação Pessoal.
Revista Ensinador Cristão – nº 50.
O Novo Dicionário da Bíblia – J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico Beacon – CPAD.
Comentário Bíblico NVI – EDITORA VIDA.
Rev.Hernandes Dias Lopes –Ouça o que o Espírito diz às Igrejas.

Nenhum comentário: