quarta-feira, 11 de abril de 2012

ALERTA DE TSUNAMI NA ÁSIA APÓS TERREMOTO NA INDONÉSIA EM 11.04.12

ALERTA DE TSUNAMI NA ÁSIA APÓS TERREMOTO NA INDONÉSIA EM 11.04.12:

NOTA: TINHA QUE SER NUM DIA 11? COINCIDÊNCIA? NÃO!
Dois fortesterremotos, de magnitudes 8,6 e 8,2, atingiram a costa de Sumatra, na Indonésia, nesta quarta-feira(11), no intervalo de cerca de duas horas, gerando um tsunami que se dirigepara a costa da província indonésia de Sumatra.
O Centro deAlertas de Tsunami do Pacífico, dos EUA, gerou um alerta de tsunami valendopara a região do Oceano Índico, que engloba 28 países, despertando temor de umtsunami tão mortal como o que atingiu a região em 2004.
Autoridades daIndonésia relataram um aumento do nível do mar de 0,8 metro na região costeirade Aceh, onde moradores, em pânico, já deixam as áreas mais baixas. Eles tambémregistraram ondas de cerca de um metro de altura.
Moradores seretiraram em massa das costas da Índia e de outros países.
O segundoterremoto, de magnitude 8,2, ocorreu cerca de duas horas depois de um primeirotremor de 8,6 ter atingido a mesma região. O tremor secundário foi localizado a16 quilômetros de profundidade, considerado raso, segundo o Serviço Geológicodos EUA, que monitora tremores, e às 16h43 locais (7h43 de Brasília).
Outros trêstremores superiores a 5 foram registrados em seguida.
Após o segundotremor, as autoridades indonésias emitiram um alerta de tsunami (possibilidadede formação de ondas gigantes com potencial destrutivo quando chegam aolitoral) que vale por pelo menos duas horas.
O primeiro tremorgerou um tsunami de 17 centímetros no Oceano Índico, segundo as autoridades dosEUA. Victor Sardina, geofísico da agência americana baseada no Havaí, disse quenão há previsão para a chegada da onda na costa. "Não parece um tsunamigrande", disse. "Mas nós ainda não estamos monitorando, pois ostsunamis vêm em ondas."
As autoridadesinformaram que uma onda de 10 centímetros atingiu uma ilha da costa ocidentalda Tailândia e que outra de 80 cm chegou à Indonésia.
Poucoantes, o presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, havia afirmado que nãohouve notícias sobre vítimas ou danos.
"Nãohá ameaça de tsunami apesar de estarmos em alerta", disse ele ementrevista ao lado do primeiro-ministro britânico, David Cameron, que visita aIndonésia. "A situação em Aceh está sob controle, há um pouco de pânico,mas as pessoas podem ir para lugares altos."

Primeiro terremoto

O primeiro tremorjá havia levado o Centro Americano de Vigilância de Tsunamis no Pacífico adecretar estado de alerta para todo o Oceano Índico. O alerta foi depoisreduzido, mas continuava em vigor.

Retirada demoradores

O primeiro tremorfoi sentido por cerca de 5 minutos, explicou um jornalista da France Presse emBanda Aceh.

O primeiro abalolevou a agência de prevenção de desastres da Tailândia a dar alerta de tsunamie mandou que moradores de seis províncias costeiras fossem para locais maisaltos.
A agência dedesastres da Indonésia afirmou que a eletricidade foi cortada em Aceh e que aspessoas estavam se reunindo em terrenos elevados em meio a sirenes de alerta deperigo.
"Aeletricidade foi cortada, há engarrafamentos para acesso a terrenos elevados.Sirenes estão tocando em todos os lugares", disse um porta-voz da agência.

Outros países

O terremotoinicial foi sentido até em Bangcoc, capital da Tailândia, e no sul da Índia,segundo moradores.
A Tailândiamantinha o alerta.
Pessoas perto dacosta em seis províncias tailandesas receberam ordens de procurar terrenos maiselevados, e as autoridades fecharam o aeroporto internacional na localidadebalneária de Phuket.
Em Bangalore, naÍndia, centenas de trabalhadores saíram correndo de seus escritórios, e o portode Chennai, também na Índia, foi fechado devido ao risco de tsunami.
Autoridades dasilhas Andaman e Nicobar, na Índia, ao norte do local onde aconteceu oterremoto, disseram que ondas de até 3,9 metros podem atingir a área.
Em Bangladesh,onde dois tremores foram sentidos, as autoridades disseram não haver riscoaparente de tsunami. A Austrália também descartou essa ameaça.
Os governos daTanzânia e do Quênia, na África Oriental, também lançaram um alerta de tsunamipara sua região costeira.

'Falha horizontal'

Um especialistadisse à BBC que o terremoto foi numa "falha horizontal", o quesignifica que o deslocamento de terreno sob o mar aconteceu no sentidohorizontal, em vez de provocar um brusco movimento vertical, que teria maischances de causar um grande deslocamento de água e, consequentemente, umtsunami.

2004
]     A ilha de Sumatra, situada aonordeste do arquipélago indonésio, já havia registrado um tremor de magnitude9,3, que provocou um tsunami e deixou mais de 22 mil mortos em uma dezena depaíses do sudeste da Ásia em 2004.

Nenhum comentário: